segunda-feira, 20 de julho de 2020

A ÁGUA E O AR NA NATUREZA


 Disciplina – Química/Biologia
Tema: A Água e o Ar na Natureza
Professor: Leandro Souza
A Água e o Ar na natureza

O AR
O ar é fundamental para a vida na Terra. Ele participa do clima (massas de ar), da dispersão de sementes, da proliferação de bactérias, vírus e micro-organismos entre outras interferências relacionadas à vida.
Dentre as características do ar, é importante que você saiba que ele é:
·         Invisível - não tem COR
·         Inodoro  - não tem CHEIRO
·         Incolor -  não tem COR
Lembre-se que apesar de não podermos vê-lo ele existe, possui massa e ocupa lugar no espaço.
O ar está no estado gasoso e é uma mistura de gases, sendo esses:
·         Nitrogênio (também chamado de Azoto) – 78%
·         Oxigênio – 21%
·         Argônio, Gás Carbônico e outros gases – 1%
O Nitrogênio pode ser absorvido por bactérias que vivem nas raízes de plantas leguminosas (como feijão, ervilha e lentilha). Essas bactérias produzem nitritos e sais hidrogenados que são fundamentais para as plantas. Essas plantas são fundamentais para a vida dos seres vivos (lembre-se as plantas são produtores na cadeia alimentar).
O Oxigênio participa da produção de energia de muitos seres vivos através da respiração. Quando respiramos o Oxigênio (O2) entra em nossos pulmões e é substituído pelo Gás Carbônico (CO2). Este é devolvido ao meio ambiente e pode ser utilizado pelas plantas e outros organismos autótrofos no processo de fotossíntese.
A poluição do ar é influenciada por fatores como: a emissão de gases poluentes, a redução de matas e florestas e o aumento das queimadas. Tais fatores podem ocasionar problemas como chuva ácida, inversão de temperatura em regiões do planeta e aumento exagerado do efeito estufa.

A ÁGUA

A água é a substância mais comum do planeta e cobre cerca de 71% de sua superfície. Muitas teorias indicam que a vida surgiu nessa substância. Se comparada com o ar ela possui maior densidade, calor específico e resistência a passagem de luz.
Através de ligações covalentes (compartilhamento de elétrons dos átomos da substância) uma molécula de água é formada por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio (H2O). A polarização da água - formação de uma região positiva e outra negativa - garante muitas de suas propriedades. São propriedades físico-químicas da água:
·         Solubilidade: alta capacidade de dissolver uma grande quantidade de substâncias. Por isso a água é considerada o solvente universal.
·         Tensão superficial: a força de atração entre as moléculas da água faz com que a superfície fique como uma “película elástica” permitindo, por exemplo, que insetos caminhem sobre a ela. O que permite isso são as ligações de hidrogênio, interações entre as moléculas que garantem a união nos estados sólido e líquido da água. Vale lembrar que estado gasoso as moléculas ficam isoladas.
·         Densidade: é a relação entre a massa e o volume de uma substância. Na água a densidade diminui em temperaturas menores e isso explica por que o gelo flutua.
·         Calor específico: é a quantidade de calor necessário para aumentar em 1ºC a temperatura de 1 grama de uma substância. A água possui ALTO calor específico e isso influencia na estabilidade dos sistemas que ela faz parte.
·         Calor latente: é a quantidade de calor necessário para a substância mude de estado físico. A água também possui ALTO calor latente.
A quantidade de água no planeta é praticamente invariável há milhões de anos, o que muda é sua distribuição e qualidade. A água potável é aquela ideal para a ingestão, preparação e produção de alimentos e para a higiene pessoal. Encontrar, coletar, tratar e distribuir esse tipo de água pode ser um processo muito caro e difícil dependendo da região do planeta.  

ATIVIDADES

1 - (Enem - 2002) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
a) desenvolver processos de reutilização da água.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) captar águas pluviais.
e) importar água doce de outros estados.

2 - Marque a alternativa que indica corretamente o nome do fenômeno que acontece como resultado da interação de óxidos com o vapor d'água presente na atmosfera.
a) Efeito estufa.
b) Aquecimento global.
c) Inversão térmica.
d) Chuva ácida.

Gabarito:
1 – A
2 - D



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário