quinta-feira, 23 de julho de 2020

EUROPA - RENASCIMENTO


 Disciplina – História
Tema: Europa - Renascimento
Professor: Leandro José Viana Souza

Europa - Renascimento

O Renascimento, ocorrido na Idade Moderna, foi um movimento cultural, político e econômico que surgiu na Itália e se estendeu pela Europa do século XIV até o século XVI. O período reformula a era medieval (Idade Média) e marca o início da era moderna. Esse período ocorre com o desenvolvimento dos comércios, das cidades e com expansão marítima.
Ao contrário da Idade Média que produziu uma cultura profundamente religiosa, tinha como elemento principal o ser humano. No Renascimento destacam-se:
  1. Racionalismo: a razão é o caminho para se chegar ao conhecimento. Tudo poderia ser explicado pela razão e pela ciência.
  2. Cientificismo: o conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.
  3. Otimismo: atitude positiva diante do mundo.
  4. Individualismo: os direitos e ambições individuais estavam acima do coletivo.
  5. Antropocentrismo: é talvez a mais marcante característica do período renascentista. O homem é a suprema criação de Deus e o centro do universo.
  6. Hedonismo: valorização dos prazeres sensoriais, carnais e materiais.
  7. Classicismo: inspiração na Antiguidade Clássica greco-romana na criação de obras.
Na retomada da cultura clássica, o estudo de textos e obras produzidas pelos gregos e romanos na Idade Antiga ocorreu porque os pensadores do renascimento viam no material conhecimentos que precisavam ser recuperados. Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia via a aprender tudo o que se conhece (ideal da universalidade).
Durante o período renascentista a religião não perdeu importância, mas foi questionada e daí surgiram novas correntes como o protestantismo. Ainda, nessa época surgiram grandes escritores como Maquiavel (autor de O príncipe), Shakespeare (autor de Romeu e Julieta) e Luís de Camões (autor de Os Lusíadas). Destacam-se ainda personalidades como Leonardo da Vinci (A Mona Lisa) e Michelangelo (Pietá).
O Renascimento marca importantes descobertas científicas:
  • O polonês Nicolau Copérnico nega a teoria geocêntrica defendida pela igreja e afirma que a Terra não é o centro do universo, mas sim apenas um planeta que gira em torno do Sol.
  • Galileu Galilei descobre os anéis de Saturno, as manchas solares e os satélites de Júpiter. Perseguido pela Igreja é obrigado a negar publicamente suas descobertas.
  • Na medicina há avanços nos estudos sobre cauterização, circulação sanguínea e anatomia humana.

ATIVIDADES

1 – (QUESTÃO MODIFICADA) Leia este trecho, em que se faz referência à construção do mundo moderno:
“... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”. (CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)
A leitura do trecho nos permite identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém essas características.

a) nova postura com relação ao conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio homem.
b) ruptura com as concepções antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.

2 - (Enem)
(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é:

a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.

GABARITO
1 – A
2 - D

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·         BEZERRA, Juliana. Renascimento: características e contexto histórico. Toda Matéria, 2020. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/renascimento-caracteristicas-e-contexto-historico/>. Acesso em 23/07/2020.
·         PINTO, Tales. Renascimento Cultural Europeu. Escola Kids, 2020. Disponível em :< https://escolakids.uol.com.br/historia/renascimento-cultural-europeu.htm>. Acesso em 23/07/2020.
·         Idade Moderna – O Renascimento. Só História, 2020. Disponível em:< https://www.sohistoria.com.br/ef2/renascimento/: Acesso em 23/07/2020.
·         SOUSA, Rainer Gonçalves. Exercícios sobre o Renascimento. Exercícios Brasil Escola, 2020. Disponível em:< https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-renascimento.htm>. Acesso em 23/07/2020.

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