Disciplina – História
Tema:
Europa - Renascimento
Professor:
Leandro José Viana Souza
Europa
- Renascimento
O
Renascimento, ocorrido na Idade Moderna, foi um movimento cultural,
político e econômico que surgiu na Itália e se estendeu pela Europa do século XIV
até o século XVI. O período reformula a era
medieval (Idade Média) e marca o início da era moderna. Esse período ocorre com o desenvolvimento dos
comércios, das cidades e com expansão marítima.
Ao
contrário da Idade Média que produziu uma cultura profundamente religiosa,
tinha como elemento principal o ser humano. No Renascimento destacam-se:
- Racionalismo: a razão é o caminho para se chegar ao conhecimento. Tudo poderia ser explicado pela razão e pela ciência.
- Cientificismo: o conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.
- Otimismo: atitude positiva diante do mundo.
- Individualismo: os direitos e ambições individuais estavam acima do coletivo.
- Antropocentrismo: é talvez a mais marcante característica do período renascentista. O homem é a suprema criação de Deus e o centro do universo.
- Hedonismo: valorização dos prazeres sensoriais, carnais e materiais.
- Classicismo: inspiração na Antiguidade Clássica greco-romana na criação de obras.
Na
retomada da cultura clássica, o estudo de textos e obras produzidas pelos
gregos e romanos na Idade Antiga ocorreu porque os pensadores do renascimento viam
no material conhecimentos que precisavam ser recuperados. Os renascentistas
acreditavam que uma pessoa poderia via a aprender tudo o que se conhece (ideal
da universalidade).
Durante
o período renascentista a religião não perdeu importância, mas foi questionada e
daí surgiram novas correntes como o protestantismo. Ainda, nessa época surgiram
grandes escritores como Maquiavel (autor de O
príncipe), Shakespeare (autor de Romeu
e Julieta) e Luís de Camões (autor de Os
Lusíadas). Destacam-se ainda personalidades como Leonardo da Vinci (A Mona Lisa) e Michelangelo (Pietá).
O
Renascimento marca importantes descobertas científicas:
- O polonês Nicolau Copérnico nega a teoria geocêntrica defendida pela igreja e afirma que a Terra não é o centro do universo, mas sim apenas um planeta que gira em torno do Sol.
- Galileu Galilei descobre os anéis de Saturno, as manchas solares e os satélites de Júpiter. Perseguido pela Igreja é obrigado a negar publicamente suas descobertas.
- Na medicina há avanços nos estudos sobre
cauterização, circulação sanguínea e anatomia humana.
ATIVIDADES
1 – (QUESTÃO MODIFICADA) Leia este trecho, em que se faz referência à
construção do mundo moderno:
“... os modernos são os primeiros a
demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior
realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas
religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos
fornecidos pelos sentidos”. (CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia".
4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)
A leitura do trecho nos permite
identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém
essas características.
a) nova postura com relação ao
conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio
homem.
b) ruptura com as concepções
antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a qual
caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos religiosos.
2 - (Enem)
(...) Depois de longas investigações,
convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que
giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas
principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em
redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de
que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de
tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das
demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes
quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura
(sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades
matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De
Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática sem
ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola.
Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso
uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências
produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar
verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo
da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os
textos para exemplificar o racionalismo moderno é:
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a
Deus.
c) a limitação da ciência pelos
princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da
observação.
e) o princípio da autoridade e da
tradição.
GABARITO
1 – A
2 - D
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
·
BEZERRA, Juliana. Renascimento: características e contexto histórico. Toda Matéria,
2020. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/renascimento-caracteristicas-e-contexto-historico/>.
Acesso em 23/07/2020.
·
PINTO, Tales. Renascimento Cultural Europeu. Escola Kids, 2020. Disponível em
:< https://escolakids.uol.com.br/historia/renascimento-cultural-europeu.htm>.
Acesso em 23/07/2020.
·
Idade
Moderna – O Renascimento. Só História, 2020. Disponível
em:< https://www.sohistoria.com.br/ef2/renascimento/:
Acesso em 23/07/2020.
·
SOUSA, Rainer Gonçalves. Exercícios sobre o Renascimento. Exercícios
Brasil Escola, 2020. Disponível em:< https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-historia/exercicios-sobre-renascimento.htm>.
Acesso em 23/07/2020.
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