quarta-feira, 29 de julho de 2020

LUA

 Disciplina – Astronomia

Tema: Lua

Professor: Leandro José Viana Souza

 

Lua

Satélites são corpos celestes que giram em torno do planeta pela força da gravidade. A Lua é o único satélite natural da Terra. A Lua está “presa” em sua fase e, por isso, mostra sempre o mesmo lado para a Terra. Em referências antigas é comum encontrar o termo “Lado Negro” para se referir ao lado oposto da Lua como algo desconhecido, mas após a sonda soviética Luna 3 ter tirado fotos em 1959, essa face ficou conhecida. É importante ressaltar também que não existe um “lado negro”, todas as partes da Lua (exceto algumas crateras profundas próximas aos polos) são iluminadas pelo Sol durante metade do tempo.

A Lua orbita a Terra uma vez por mês e podemos notar a mudança entre o seu ângulo, o Sol e a Terra através das suas fases. Suas fases resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, mas sim iluminado pelo Sol. A face iluminada da Lua é aquela que está iluminada pelo Sol e a fase da lua representa o quanto dessa face iluminada está voltada para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção (crescente) está aumentando e durante a outra metade está diminuindo (minguante). O tempo entre Luas Novas é de 29,5 dias (709 horas):

·         Lua Nova: a face visível da Lua não recebe Sol pois os dois astros estão na mesma direção.

Lua Nova - Fonte: Estudo Kids

·         Lua Quarto-Crescente: a Lua tem sua parte iluminada com convexidade voltada para o Oeste.

Lua Crescente - Fonte: Estudo Kids

·         Lua Cheia: 100% da face visível está iluminada. Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas.

Lua Cheia - Fonte: Estudo Kids

·         Lua Quarto-Minguante: a Lua tem sua parte iluminada com convexidade voltada para Leste.

 

Lua Minguante - Fonte: Estudo Kids

O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias e é ele que permite a existência das quatro fases, de 7 em 7 dias.

As marés são o mais óbvio dos efeitos causados pelas forças gravitacionais entre a Terra e a Lua. Quando a Lua gira em torno de nosso planeta atrai a Terra para si e essa mudança provoca alterações nos níveis das águas. Assim, as massas de água que estão mais próximas da Lua sofrem aceleração com intensidades maiores que as massas de água que estão afastadas dela. Essa diferença entre os pontos mais próximos e mais afastados da Lua dão origem às marés.

A atmosfera é uma camada de gases que envolve a superfície terrestre e é mantida assim através da força gravitacional do corpo celeste. A Lua não possui atmosfera, porém já se foi confirmado através de sondas (Clementine e Lunar Prospector) que há gelo nas crateras profundas do polo Sul, onde não quase não há iluminação solar.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário